Hoje, segunda -feira 15 de setembro, saiu o resultado da 5ª Maratona Internacional Maurício de Nassau. Na minha marcação, eu tinha concluído a maratona em 3 horas 57 minutos e 20 segundos. Quando fui conferir o resultado oficial, meu tempo líquido foi de 03 horas 56 minutos e 45 segundos. Levando em consideração que eu fui de casa correndo pra maratona e antes da largada eu já tinha corrido 5 km. Foi show demais! 😀
Uma coisa que me surpreendeu, foram os números. No primeiro dia da entrega dos kits, eu mandei um e-mail para a organização do evento perguntando quantas pessoas tinham se inscrito no total, quantas estavam inscritas na maratona e se houveram muitas desistências por conta do adiamento. Bem, fui informado que quase 4.950 pessoas estavam inscritas, sendo aproximadamente 700 para a maratona.
Na página dos resultados, juntei os números e cruzei com os que me foram passados. Então vi que mais da metade dos inscritos não concluiram as provas. Abaixo seguem os números:
Modalidade 5 km
Feminino – 309 terminaram a prova
Masculino – 378 terminaram a prova
Total: 687
Modalidade 10 km
Feminino – 156 terminaram a prova
Masculino – 413 terminaram a prova
Total: 569
Modalidade 21 km
Feminino – 104 terminaram a prova
Masculino – 513 terminaram a prova
Total: 617
Modalidade 42 km
Feminino – 26 terminaram a prova
Masculino – 223 terminaram a prova
Total: 249
Total geral
2.122 corredores terminaram.
Dos quase 4.950, apenas 2.122 terminaram a prova. E dos quase 700 que estavam inscritos para a maratona, apenas 249 passaram pela linha de chegada. Pouco demais, não é?
Apesar da cultura da corrida de rua estar numa forte crescente aqui em Pernambuco, achei esses números muito baixos, levando em consideração a forte tradição da Maratona Internacional Maurício de Nassau e do baixo valor das inscrições.
No mais, achei a corrida muito bem organizada, bem hidratada e com uma equipe bastante atenciosa e preparada. Senti falta apenas de pontos com isotônico (assim como acontece nas grandes corridas mundo a fora), e algumas ruas estavam completamente apagadas, e como a corrida avançou pela noite, em alguns trechos não dava nem pra enxergar o chão.
Mas o espetáculo foi bonito, emocionante e valeu muito a pena. Se não conferiu o seu tempo oficial, veja aqui.

Deixe uma resposta